Concebendo uma pauta de inovação na escola
Programa [003]
Acompanhe a série 'Educação 4.0 - Conversando com gestores'. Visite também: http://www.carvalhonetocz.com/teste/.
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Caro (a) gestor (a),
Apresento abaixo o terceiro programa da série 'Educação 4.0: Conversando com Gestores'.
Neste programa vamos tratar de três tópicos fundamentais para a criação de um processo de inovação em educação.
Solicite informações sobre a palestra 'Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em Gestão e Docência' e a nova Base Nacional Comum Curricular, para ser realizada em sua instituição de ensino. Envie e-mail para: 4.0educa@gmail.com
Apresento abaixo o terceiro programa da série 'Educação 4.0: Conversando com Gestores'.
Neste programa vamos tratar de três tópicos fundamentais para a criação de um processo de inovação em educação.
1 - Esboço de uma pauta de inovação em sua escola: primeiros passos.
2 - Visão estratégica para conceber uma pauta de inovação para a sua escola.
3 - Contribuições da Educação 4.0: O Modelo Sistêmico de Educação (MSE)
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Educação 4.0:
detalhamento dos pilares estruturadores
Modelo Sistêmico
de Educação (MSE)
Pilar Central
(MSE) - Responsável pela sustentação sistêmica da Educação
4.0.
O pilar central da
Educação 4.0 apresenta o Modelo
Sistêmico de Educação[1] (MSE),
o qual permite analisar e situar a instituição educacional a partir de uma
visão sistêmica.
Figura 2: Estrutura do Modelo Sistêmico de Educação
(MSE), destacando sua abordagem complexa.
A
figura 2 apresenta o Modelo Sistêmico de Educação (MSE), onde podem ser
identificadas as seguintes estruturas:
·
Superestrutura, onde situam-se
os paradigmas, o currículo e os modelos de ensino-aprendizagem;
·
Mesoestrutura, dimensão das
criações de base tecnológica (na perspectiva de Tecnologia como ‘Techné’ e ‘Logos’, isto é, criação e razão operando em conjunto),
protagonizadas por gestores, docentes e discentes e que implicam na instalação
de processos de gestão e docência com metodologias específicas e fazendo uso de
técnicas e da integração de sistemas de mídias analógicas e digitais;
·
Infraestrutura, que inclui
equipamentos, dispositivos físicos, redes de dados e elétrica e demais
instalações da escola.
Pode-se notar
também na figura 2, referência ao contexto da cultura na qual se insere cada
instituição educacional e como suas políticas são concebidas e executadas a
partir de valores, escolhas e decisões.
O Modelo Sistêmico de Educação (MSE) se constitui em um instrumento de
análise e sustentação estratégica e operacional para gestores, professores e
estudantes, permitindo gerar imagens dinâmicas de uma escola ao qualificar e
quantificar especificidades de suas subestruturas, de modo a fornecer subsídios
para a criação de políticas de curto, médio e longo alcance institucional.
O MSE mostra-se particularmente útil quando utilizado na elaboração de
programas de formação inicial e continuada de profissionais, ao permitir uma
visão dinâmica dos impactos que se espera alcançar como resultado das ações a
serem empreendidas, permitindo analisar campos de incerteza, de modo a elevar
os índices de sucesso de programas dessa natureza, fundamentais para o
desenvolvimento humano.
Mais especificamente, o
estudo de taxas de insucesso relacionadas a programas de educação profissional
continuada revela a especial atenção que deve ser dada aos aspectos afeitos à
Superestrutura, principalmente quanto a expectativas de mudanças no âmbito de
paradigmas, currículo e modelos de ensino-aprendizagem na escola. Esses tópicos
receberão aprofundamento no presente estudo e serão apresentadas estratégias de
enfrentamento que visam elevar as taxas de resultados esperados em programas
dessa natureza.
FONTE (adaptado)
Livro: Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência. Autor: Prof. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, Dr. Laborciencia editora, 2018.
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